quinta-feira, 30 de maio de 2013

Festa do Morango Promete Bater Seu Próprio Recorde

Rainha e princesas diante da torta gigante
Arquivo FMZ
A 26ª edição da Festa do Morango promete bater seu próprio recorde nos dias 02, 03 e 04 de agosto, em Pedra Azul, município de Domingos Martins, na Região Serrana do Espírito Santo. Este ano a famosa torta gigante, com 4 metros de diâmetro, vai pesar 300 quilos e ganhará mais alguns centímetros de altura. A Associação Festa do Morango- Afemor anuncia ainda a produção de 500 tortas menores feitas com a fruta típica desse recanto turístico das montanhas capixabas.

Mais uma vez a comunidade do Distrito de Aracê, onde fica a vila de Pedra Azul, promete música, cultura e delícias de dar água na boa para quem comparecer ao Centro de Eventos Pedra Azul- “Morangão”, às margens da BR-262 (km 89). A programação oficial ainda está sendo fechada e será divulgada em breve pelos organizadores. A expectativa é de que 20 mil pessoas participem do evento.

O evento foi criado para promover e valorizar o cultivo e a produção do morango, importante atividade econômica de Pedra Azul e localidades vizinhas. A torta é feita por 50 mulheres da comunidade e leva dois dias para ficar pronta. A torta será cortada no domingo (04) às 13h30, e os pedaços vendidos durante a festa a R$ 3,00. Serão consumidos cerca de dois mil quilos de morango nos três dias de programação.

Estrutura
Para esta edição, a Festa do Morango contará com uma estrutura coberta de 3.000 metros quadrados entre a entrada do “Morangão” e o palco principal, do outro lado da área. A cobertura vai garantir mais conforto ao público, já que nesta época do ano, as noites em Pedra Azul registram baixíssimas temperaturas.

Rainhas
Um dos pontos altos do evento é a eleição da Rainha da Festa. Participam moradoras do Distrito de Aracê com idade entre 16 e 22 anos (adulto) e entre cinco e oito anos (mirim). As inscrições vão até o próximo dia 05 de junho, no Incaper de Pedra Azul, com a organizadora do concurso, Ivone Moreira.  Mais informações pelo telefone (27) 3248-1895.

Música
A parte musical traz uma mistura de ritmos para agradar a todos os gostos. A atração nacional é a dupla João Lucas e Diogo, do hit “Água na Boca” (com participação do MC Koringa), que está na trilha da novela das nove “Amor à Vida” (TV Globo). Os sertanejos ser apresentam no sábado (03 de agosto), às 23h.

Organização
A Festa do Morango é realizada pela Associação Festa do Morango- Afemor. Este ano, a parceria entre a organização e o Conselho Paroquial será mantida. Todas as 20 comunidades do distrito de Aracê estão envolvidas no evento, o que vai gerar a participação de 500 voluntários. 

Matéria: FMZ