terça-feira, 10 de julho de 2012

Mais de 50 Mil Morangos na 25ª Festa do Morango



Mais de 50 mil morangos, o que corresponde a cerca de mil quilos da fruta, serão vendidos in natura e utilizados para a fabricação de 450 tortas que serão comercializadas durante a 25ª Festa do Morango, que será realizada de 3 a 5 de agosto, em Pedra Azul, Domingos Martins.


E para quem gosta da fruta, este ano há um motivo a mais para aprecia-la, pois os morangos produzidos no Estado estarão maiores e mais doces. É o que garante o presidente do Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo.
“Os produtores estão investindo em melhores materiais genéticos e se qualificando mais a cada ano. O Incaper também tem desenvolvido vários projetos de apoio ao produtor e contratado mais profissionais para prestar atendimento no campo”, disse Evair.


Evair disse ainda que também há uma preocupação em relação ao monitoramento do fruto, para dar uma garantia de qualidade ao consumidor. O produtor Sérgio Ronchi, de Pedra Azul, este ano plantou 50 mil pés da fruta. Toda a produção, segundo ele, é comercializada no próprio sítio para turistas.


“Temos as três melhores variedades em termos de sabor. A expectativa em relação a qualidade é muito boa este ano, pois o plantio está bastante saudável”, afirmou.


Este ano, a Festa do Morango terá a participação de 500 voluntários de 20 comunidades do distrito de Aracê. De acordo com a direção da Associação Festa do Morango (Afemor), a integração o número recorde de voluntários só foi possível por meio de uma parceria com o Conselho Paroquial.


Do lucro financeiro da festa deste ano, 50% será repassada para a construção da Casa Paroquial. Na programação, os destaques ficam para a produção da torta gigante, que será cortada e vendida no domingo e para o show da dupla sertaneja Marcelinho de Lima e Camargo, que será no sábado.

Por: Julio Huber