quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Produtores discutem tradição do cultivo do morango em Pedra Azul

-->
Foto: Assessoria de Comunicação/Incaper
A cultura do morango apresenta grande importância econômica e social para a agricultura familiar do Espírito Santo. E para atender às demandas dos produtores da fruta sobre informações que podem agregar valor à sua produção e comercialização que o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou o Dia Especial – Produção de morango: segurança para o consumo.

O evento, que teve apoio da Prefeitura Municipal de Domingos Martins e da Associação da Festa do Morango (Afemor), foi realizado no último sábado (28) e contou com a participação de agricultores e pessoas da comunidade que irão trabalhar na festa do morango, que será no próximo final de semana. No evento eles participaram das palestras: “Morango orgânico: princípios e tecnologias de produção”, “Cultura do morangueiro: importância e tecnologia para atender às expectativas dos consumidores” e “Marketing de produtos agrícolas”.

De acordo com o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, a cultura do morango é extremamente favorável, por ser economicamente rentável e socialmente benéfica. “Tenho convicção que com as variedades lançadas pelo Incaper o agricultor tem garantia de produção e pode aumentar o lucro. As condições de clima e solo das regiões produtoras, a introdução de novos materiais genéticos e a melhoria do nível tecnológico da cultura serve de estímulo para os produtores capixabas, que estão se adequando à produção sustentável”, disse Evair de Melo.

A engenheira agrônoma do Incaper, Cíntia Aparecida Bremenkamp, diz que esse tipo de trabalho é muito positivo para o desenvolvimento das atividades agrícolas: “Os produtores sentem necessidade de conhecer novas técnicas de produção, como as dos produtos agroecológicos. O nosso objetivo é fornecer informação e conhecimento para que eles otimizem cada vez mais seus cultivares”, apontou.

Os principais municípios produtores de morango no Espírito Santo são: Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Castelo, Venda Nova do Imigrante e Afonso Cláudio.

Variedades

Os morangos “Diamante” e “Aromas” apresentam alto valor comercial, já que produzem frutos mais firmes do que os comuns, o que facilita o transporte e evita a perda do produto. Além disso, geram frutos um pouco maiores do que o convencional e com melhor padrão. Eles mostraram, ainda, uma menor presença de mofo, doença que atinge grande parte dos frutos e provoca perda de produção.

Fonte: Portal do Incaper /Montanhas Capixabas