quinta-feira, 26 de julho de 2012

Dia Especial do Morango em Pedra Azul neste sábado (28)





A tradição no cultivo do morango é uma forte característica da região de Pedra Azul, que sediará, no próximo sábado (28), o Dia Especial – Produção de morango: segurança para o consumo. O evento é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), da Prefeitura Municipal de Domingos Martins e da Associação da Festa do Morango (Afemor) e tem como objetivo atender às demandas dos produtores da fruta quanto a informações que podem agregar valor a sua produção e comercialização. 

 Pedra Azul é um dos principais produtores de morango do Estado. A fruta é o produto agrícola mais cultivado na região, que já possui até uma famosa festa com o seu nome, “Festa do Morango”.
Este ano, a festa chega a sua 25ª edição e o Incaper, atendendo a pedidos de agricultores, realizará no fim de semana anterior ao da festividade, o Dia Especial para discutir sobre o cultivo da fruta. Considerando o espaço que os produtos orgânicos têm ganhado na preferência dos consumidores e, também, dos próprios produtores, esse será um dos temas contemplados no evento. 


 A engenheira agrônoma do Incaper, Cíntia Aparecida Bremenkamp, diz que esse tipo de trabalho é muito positivo para o desenvolvimento das atividades agrícolas: “Os produtores sentem necessidade de conhecer novas técnicas de produção, como as dos produtos agroecológicos. O nosso objetivo é fornecer informação e conhecimento para que eles otimizem cada vez mais seus cultivares”, afirma.


 Espera-se que cerca de 60 pessoas, entre agricultores e pessoas da comunidade que trabalharão na festa do morango, participem das palestras que serão realizadas no salão da Igreja Católica de Pedra Azul durante a manhã de sábado. Os temas das palestras serão: “morango orgânico: princípios e tecnologias de produção”, “cultura do morangueiro: importância e tecnologia para atender às expectativas dos consumidores” e “marketing de produtos agrícolas”. 


 Além da produção como principal fonte de renda, a região também é muito marcada pelo agroturismo, que também será beneficiado com a contribuição teórica do Dia Especial do Morango. A parte prática é realizada pelo Incaper, no dia a dia, com a assistência técnica que é prestada a todo esse público. 

 Texto: FMZ