E para quem gosta da fruta, este ano há um motivo a mais para aprecia-la, pois os morangos produzidos no Estado estarão maiores e mais doces. É o que garante o presidente do Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo.
Evair disse ainda que também há uma preocupação em relação ao monitoramento do fruto, para dar uma garantia de qualidade ao consumidor. O produtor Sérgio Ronchi, de Pedra Azul, este ano plantou 50 mil pés da fruta. Toda a produção, segundo ele, é comercializada no próprio sítio para turistas.
“Temos as três melhores variedades em termos de sabor. A expectativa em relação a qualidade é muito boa este ano, pois o plantio está bastante saudável”, afirmou.
Este ano, a Festa do Morango terá a participação de 500 voluntários de 20 comunidades do distrito de Aracê. De acordo com a direção da Associação Festa do Morango (Afemor), a integração o número recorde de voluntários só foi possível por meio de uma parceria com o Conselho Paroquial.
Do lucro financeiro da festa deste ano, 50% será repassada para a construção da Casa Paroquial. Na programação, os destaques ficam para a produção da torta gigante, que será cortada e vendida no domingo e para o show da dupla sertaneja Marcelinho de Lima e Camargo, que será no sábado.
Por: Julio Huber