terça-feira, 4 de agosto de 2015

Recorde de consumo de tortas durante e Festa do Morango de Pedra Azul

O público que compareceu aos três dias de programação da 28ª Festa do Morango, em Pedra Azul, Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo, consumiu mais de 800 tortas de morango, além das duas gigantes, que foram fatiadas na tarde do último domingo.

Ao todo, foram comercializadas mais de 16 mil fatias de tortas, somando as menores com as duas gigantes. De acordo com dirigentes da Associação Festa do Morango (Afemor), esse foi um número recorde, se comparado com edições anteriores.

Na tarde do último domingo, milhares de pessoas acompanharam o corte das duas tortas gigantes. Quem compareceu, aplaudiu e fotografou a primeira das mais de três mil fatias que renderam as duas tortas.

Para o preparo dessa grande quantidade do principal doce da festa, foram necessários mais de quatro mil ovos, 500 litros de leite, mais de 300 quilos de morango, entre outras grandes quantidades de demais produtos.

"Estamos muito felizes com o resultado. Deu trabalho, passamos noites em claro, mas valeu a pena", declarou a presidente da Afemor, Lair da Penha Cebin. O tesoureiro da Afemor, Rogério Ronchi Polleto, informou que nos próximos dias serão contabilizados os números de público presente e demais dados relacionados ao evento, como a quantidade de alimentos consumidos.

Para o sucesso da festa, cerca de 600 voluntários participaram dos preparativos e trabalharam durante os três dias de festa. Muitos não descansaram nem aos finais de semana nos meses que antecederam o evento para preparar e ampliar o Centro de Eventos Morangão.

A culinária típica italiana foi outro ponto alto da festa. Entre as delícias, macarrão ao molho bolonhesa, frango, linguiça, queijo minas em pedaço, queijo parmesão ralado e polenta mole. Também teve: churrasco; polenta com queijo ou linguiça; frango a passarinho; capeletti; polenta com molho e mine-pizza. Vinhos nacionais e importados, chope, sucos e morango in natura foram vendidos aos visitantes.

Shows de qualidade durante os três dias

As atrações musicais dos três dias também foram destaques no evento. Na primeira noite, a banda mineira Fator RG7 transformou o palco da festa numa boate, com muitos sucessos internacionais, pop, rock, sertanejo e funk.

Já no sábado, as bandas The Fevers e RPM foram as grandes atrações. Na estrada desde os anos 70, o cantor e compositor Paulo Ricardo comanda a banda RPM, que relembrou grandes sucessos e músicas do novo álbum do quarteto. As famosas canções “Olhar 43”, “Rádio Pirata”, “A Cruz e a Espada”, “Alvorada Voraz” e “Estação Inverno” não ficaram de fora do repertório.

Já a banda The Fevers, que surgiu em 1965, influenciada por Elvis, Beatles e Rolling Stones, fez o público viajar no passado com canções que marcaram épocas, como algumas trilhas sonoras de novelas de sucesso: “Elas por Elas”, “Guerra dos Sexos” e “Ti Ti Ti”.  Músicas como: “Vem me Ajudar”, “Mar de Rosas”, “Se Você me Quiser”, fizeram o público cantar junto com o vocalista Luiz Cláudio.

No domingo, além de apresentações de grupos de danças folclóricas, as bandas Gioco di Mora, Edson Mineiro e Goiano e Banda Musical Valli fecharam o último dia das festividades. O destaque ficou para a Orquestra de Violões Preservarte, que se apresentou no palco principal e agradou ao público.

Rainhas eleitas

A jovem Sara da Silva Lima, 16 anos, foi eleita Rainha da Festa do Morango. A eleição ocorreu na última sexta-feira (31), primeiro dia do evento. A nova rainha pesa 51 quilos, mede 1,60 metro e cursa o 3º ano do ensino médio. Ela sonha em tornar-se arquiteta.

"Não esperava que fosse ganhar o concurso, mas entrei confiante na passarela. Fiquei um mês e meio me dedicando para conquistar o título que sempre sonhei. Sou a primeira Rainha do Morango da minha família. Estou muito feliz", disse a jovem.

Sara concorreu com outras sete moças com idades entre 15 e 18 anos. O concurso foi comandado pelo apresentador Pedro Leonardo, filho do cantor sertanejo Leonardo, que foi o locutor oficial do evento.

Além da rainha, o concurso elegeu também as princesas da Festa do Morango. A estudante Júlia Modolo Reis, 15, foi escolhida a 1ª princesa. Já o título de 2º princesa da festa ficou com a também estudante Eloiza Módolo, 16 anos.

Também foram eleitas a rainha e as princesas mirim. A estudante Prisciane Pereira Dordenoni, 8 anos, ficou com o título. Para 1ª princesa, os jurados escolheram Livia Modolo Reis, 10. A 2ª princesa eleita foi Emanuelly Kerolin da Silva Pereira, 9.

Destaque na eleição da família real mirim foi para a torcida. Familiares se concentram ao redor da passarela e fizeram festa durante a apresentação das candidatas. Com faixas e cartazes eles procuraram chamar a atenção dos jurados para suas candidatas preferidas. A nova rainha foi anunciada com muitos aplausos e gritos.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Festa do Morango
-->